A Educação de Jovens e Adultos-EJA visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudos na idade própria e desejam completar a Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio.
Os cursos presenciais da EJA são oferecidos nas Escolas Estaduais e têm a seguinte organização:
 - Curso presencial dos anos finais do Ensino Fundamental, com duração de 02 (dois) anos letivos, organizados em 04 (quatro) períodos semestrais.
- Curso presencial do Ensino Médio, com duração de 01 (um) ano e meio, organizado em 03 (três) períodos semestrais.
A idade mínima para matrícula em cursos da EJA é de 15 (quinze) anos para o Ensino Fundamental e de 18 (dezoito) anos para o Ensino Médio, de acordo com a Resolução SEE n.º 4643/2021, de 22/10/2021. Os jovens e adultos que desejam retornar aos estudos devem se inscrever até 10/12/2021, através do site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no seu município, para realizarem a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, em decorrência da pandemia COVID-19.
Para esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o SUCEM. Clique AQUI para acessar o Perguntas e Respostas.