Diretoria Educacional A – DIRE – A

DIRETORIA EDUCACIONAL – ÁREA A

Diretor(a):

E-mail Institucional: 
Telefone fixo :
Assessoria:
E-mail Institucional:
Telefone fixo:


A Diretoria Educacional – Área A tem por finalidade coordenar, no âmbito regional, o
desenvolvimento das ações de atendimento escolar com a orientação, supervisão técnica e
acompanhamento da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, com atribuições
de:
I – Organizar as ações que assegurem o atendimento à demanda escolar;
II – Promover o levantamento e a difusão de dados e informações educacionais no âmbito das
escolas da rede pública e privada;
III – Acompanhar os estabelecimentos de ensino quanto à observância das normas legais e
administrativas;
IV – Acompanhar a realização do processo de avaliação sistêmica.



DIVISÃO DE ATENDIMENTO ESCOLAR – DIVAE


Coordenação: 
E-mail Institucional:
Telefone fixo:


A Divisão de Atendimento Escolar tem por objetivo promover a melhoria das condições
de atendimento à demanda, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, visando
universalização da oferta, competindo-lhe ainda:
– Assegurar o atendimento à demanda escolar para a rede pública no âmbito de nossa
circunscrição;
– Identificar necessidades e fornecer subsídios para a ampliação e construção de prédios
escolares;
– Verificar e monitorar os estabelecimentos quanto à observância das normas legais,
administrativas e pedagógicas;
– Orientar a organização, o recolhimento e a expedição de documentação escolar de
alunos de escolas extintas da nossa circunscrição.
Atualmente Divae é constituída pelos setores:


ATENDIMENTO ESCOLAR


O setor Atendimento Escolar é responsável pelas seguintes atividades:
Autorização de Escolas:

– Elaboração e acompanhamento dos Processos de Autorização de Funcionamento de
Escolas Privadas, Escolas Municipais que não possui sistema próprio, entre outros
tendo como bases legais as Resoluções CEE-MG 443/01, 449/02, 460/13 e 472/2019.


Equipe:
E-mail Institucional:
Telefones fixos:

Cadastro Escolar:

– Orientar a organização das escolas da rede pública para o ano subsequente conforme
Cadastro Escolar através do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento de
Matrícula – SUCEM e mediante as diretrizes da SEE.
– Divulgar o Cadastro Escolar junto à comunidade escolar da circunscrição.
– Organizar e encaminhar a demanda de vagas escolares na rede pública de
circunscrição.

Equipe: Fabriciana Lima de Castro e Thalita Hirle Farina
E-mails Institucionais: sre.totoni.sucem@educacao.mg.gov.br
sre.totoni.matricula@educacao.mg.gov.br
Telefones fixos: (33)3087-2179
(33)3087-2160

Plano de Atendimento:
– Elaborar as propostas do Plano de Atendimento Escolar em parceria com Diretor da
SRE, Serviço de Inspeção Escolar e os gestores das unidades escolares.
– Analisar e validar a previsão de turmas para o ano subsequente no sistema Plano de
Atendimento.

– Verificar as necessidades de atendimento escolar e fornecer subsídios para a
ampliação e construção de prédios escolares.


Equipe:
E-mails Institucionais:
Telefones fixos:


ESCOLAS EXTINTAS

– Organizar, recolher e a expedir a documentação escolar de alunos de escolas privadas
extintas da nossa circunscrição.
– Atender solicitação de documentação de escolaridade (histórico escolar, diploma ou
declaração de escolaridade) de ex-alunos das escolas particulares extintas dos 31
municípios pertencentes à circunscrição.

Equipe:  
E-mail Institucional:
Telefone fixo:

Para solicitar documentação de escolaridade de escola particular extinta clique
aqui:

A solicitação deverá ser feita via e-mail _______________________________ e deverão
ser encaminhadas, além do requerimento devidamente preenchido, cópia da Carteira
de Identidade, Título de Eleitor, Certidão de Casamento (em caso de alteração de
nome).


SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS – SEDINE

Coordenação:
E-mail Institucional:
Telefone fixo:


O setor Sedine realiza as seguintes atividades:
– Acompanhar e orientar as escolas estaduais da nossa circunscrição sobre a inserção
tempestiva, a atualização e a correção dos dados educacionais nas plataformas SIMADE (
Simade Web e Diário Escolar Digital – DED).
– Capacitar as equipes das escolas estaduais e da Superintendência Regional de Ensino sobre as
rotinas operacionais e funcionalidades do SIMADE.

– Orientar os registros das informações educacionais nas Plataformas do SIMADE, pelas escolas
estaduais, esclarecendo dúvidas dos servidores das unidades escolares e demais equipes da
SRE quanto às funcionalidades do sistema.
– Capacitar e monitorar a coleta dos dados educacionais das redes estadual, municipal, federal
e privada no sistema EDUCACENSO.
– Manter atualizado o sistema de Cadastro das escolas da circunscrição via SEE.

Equipe:

E-mail Institucional:

Telefones fixos:


Link: Para informações sobre a plataforma SIMADE e sistema Educacenso, clique aqui:

– Resolução SEE nº 4.055/2018
– Manuais
 Portaria MEC/Inep nº 200/2021
– Caderno de Conceitos e Orientações Censo Escolar 2021
– Glossário Educação Especial 2021
– Principais dúvidas do Censo Escolar 2021
– Tabela tipo de atendimento especializado por deficiência – Sala de Recursos 2021
– Tabela Recursos Compatíveis Avaliações Sistêmicas 2021
– Tabela códigos de Universidades e Faculdades