No dia 06 de novembro a Superintendência Regional de Ensino de Ubá realizou o Iº Fórum Regional de Combate a exploração sexual infantil, o evento contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, foi realizado no auditório da Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC em Ubá, participaram do evento os representantes dos conselhos tutelares, Secretarias Municipais de Educação, representantes do CRAS E CREAS  dos 22 municípios atendidos pela Regional, Diretores escolares, especialistas e ATB´s das Escolas Estaduais e servidores da Regional.
 
O Iº Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Superintendência Regional de Ensino de Ubá representou um movimento de articulação e mobilização das Escolas Estaduais e agentes institucionais envolvidos com a política e programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Este evento tem como  objetivo conscientizar os servidores da educação, em especial das escolas, sobre a importância do tema, pretendendo apresentar uma metodologia de abordagem para casos em que há a identificação de indícios de abusos.
 
O Fórum conta com o apoio da Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC e Fórum da Comarca de UBÁ.
 
Palestrantes:
Exmo. Promotor de Justiça da comarca de Ubá -  Dr. Bruno Guerra de Oliveira
Exma. Psicologa Judicial Sra. Liliane Ferreira Queiroz
Exmo. Defensor Público Dr. Júlio César de Castro Martins
 
Entre os temas abordados pelos palestrantes destacaram-se as orientações quanto aos gestores das Escolas de como proceder quando presenciarem casos onde há indícios de abusos praticados contra as crianças, sendo que o ambiente escolar foi considerado como um segundo endereço dos estudantes, e que é neste ambiente que os casos podem ser sinalizados; falaram que os Servidores das Escolas não tem a obrigação de investigar os casos, e sim os Conselhos Tutelares, e que a obrigação dos servidores é de denunciar. A Psicóloga Dra. Liliane informou os sintomas que as crianças podem apresentar diante de casos suspeitos, e relatou que a abordagem deverá ser feita por profissionais qualificados para extrair das crianças as verdades sobre os fatos, e que várias abordagens sobre as crianças é uma forma de violação. Já o Defensor Público, Dr. Júlio César abordou os casos comuns de tutela familiar.
 
Houve grande satisfação dos presentes com os temas abordados, e acreditamos na possibilidade de multiplicação dos assuntos abordados para as comunidades escolares atendidas pela SRE Ubá.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Ubá

Avenida Raul Soares nº 47, 2º e 3º andares, Centro

CEP: 36500-067 - Ubá - MG

Telefone: (32) 3539-5769

Telefone dos setores, acesse aqui.