Setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul. Possui os seguintes destaques:

• 10 de setembro - Dia Mundial das Línguas de Sinais;
  • 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo;
  • 30 de setembro - Dia Internacional dos Surdos;
  • 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

O objetivo do Setembro Azul é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

A Equipe do Serviço de Apoio à Inclusão da SRE/Ubá, fomentou seu compromisso em prol da diversidade, representada pelas Analistas Educacionais, Nívea Maria Teixeira Girardi e Silvana Ferreira, que ministraram palestra em comemoração ao Dia do Surdo, em 16 de setembro de 2019, na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá.

No dia 23 de setembro de 2019, a Escola Estadual Dr. Celso Machado, do município de Visconde do Rio Branco, realizou a culminância do Projeto Setembro Azul com a apresentação da peça teatral “Alice no país da inclusão”. “Nossos Intérpretes de Libras trabalharam durante todo o mês e hoje, tivemos uma brilhante demonstração de como o surdo entende a nossa linguagem”, relatou a diretora Janice Melo. Segundo ela, os alunos se envolveram muito no trabalho realizado e certamente terão outro olhar para o estudante surdo.

Parabenizamos a todos os profissionais e estudantes da E. E. Dr. Celso Machado pela mobilização da comunidade escolar em favor do reconhecimento da diversidade e da valorização das pessoas surdas e da linguagem de sinais (LIBRAS).

Agradecemos à Instrutora de Libras da SRE/Ubá, Juliana Aparecida Ribeiro, que marcou presença nas atividades do Setembro Azul da E. E. Dr. Celso Machado e da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco.

Aos Intérpretes de Libras atuantes nas escolas estaduais da circunscrição da SRE/Ubá, nosso agradecimento pela dedicação e comprometimento com o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes surdos.