“Por que nós também acreditamos que o que lemos, como lemos e por que lemos são fatores de mudança do modo como pensamos.” Com essa premissa, em parceria com o NTE Pedagógico da SRE/Ubá, a Diretoria Educacional realizou em 19 de novembro, a V Mostra “Alfabetizar Letrando na Biblioteca Escolar”. A live oportunizou aos Professores para Ensino do Uso da Biblioteca e outros profissionais das escolas estaduais apresentarem boas práticas envolvendo ações de incentivo à leitura e escrita, com o compromisso de envolver todas as áreas do conhecimento. Os trabalhos apresentados estão em consonância com a implementação do Projeto de Leitura e Escrita da SEE/MG que tem como objetivo transformar Minas no Estado em que todas as crianças, adolescentes e jovens sejam leitores e escritores de sua história.
Escolas participantes da V Mostra:
EE Professor Souza Primo, de Astolfo Dutra, com o Projeto “Recreio com Leitura”
EE Mariana de Paiva, de Guidoval, com o Projeto “LeituraFlix”
EE Domiciano Esteves, de Dona Euzébia, com o Projeto “Baú de Memórias, cada um tem sua história”
EE Márcio Nicolato, de Rodeiro, com o Projeto “Trabalhando diferentes Gêneros textuais na prática: “Quem lê imagina, elabora e aprende”.
EE Monsenhor Rodolfo, de Ervália, com o Projeto “Leitura em Cena”
EE São José, de Ubá, com o Projeto “Tecnoleitura”
EE Deputado Carlos Peixoto Filho, de Ubá, com o Projeto “Do mundo de Papel ao Digital”
EE Padre Antônio Corrêa, de Visconde do Rio Branco, com o Projeto “De pequeno me tornarei grande com o Pequeno Príncipe”
Após a apresentação dos projetos, foi compartilhado o depoimento das professoras para Ensino do Uso de Biblioteca da EE Professor Samuel João de Deus, que utilizam o programa Biblivre para a organização do acervo e do empréstimo para os estudantes.
Nossos agradecimentos a todos os participantes da nossa V Mostra “Alfabetizar Letrando na Biblioteca Escolar”.
Desejamos que cada equipe escolar ao longo de 2025 intensifique juntamente com os professores de todos as áreas de conhecimento e PEUB as ações do Projeto de Leitura e Escrita da SEE/MG; estimule ainda mais o professor de Língua Portuguesa, a fazer junto com os seus estudantes de 6º ano, uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Elefante Letrado; mobilizem todos os professores para uso dos recursos disponíveis na Plataforma Britannica Educacion e no Programa Minas Literária (documento orientador do Projeto de Leitura e Escrita da SEE/MG).
E ainda, cabe destacar a importância do uso pelos professores de Língua Portuguesa e todos os demais, da plataforma Estudo Play com os estudantes do 3º ano do ensino médio, com vistas a melhoria do desempenho no ENEM/2025.
Clique aqui para acessar o depoimento da Professora para Ensino do Uso de Biblioteca da EE Menelick de Carvalho de Tabuleiro.