A Superintendência Regional de Ensino de Ubá, em parceria com o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), unidade Belo Horizonte, realizou em 05/08/2021 a live “EDUCAÇÃO DE SURDOS: COMO VENCER ESSE DESAFIO?”.O evento foi uma importante ação de formação continuada para os profissionais da educação.

Os professores Ernesto Bento e Silva, Renata Cristina dos Santos Dias de Oliveira, Roberta de Macedo Gomes Gomury e Vanessa Cruz, todos vinculados ao CAS/BH, fizeram excelentes apresentações, abordando os temas: Educação Bilingue: a importância da Libras e do Português Escrito para Estudantes Surdos; O ensino da Matemática para o surdo; Estratégias de Ensino de Português Escrito para Estudantes Surdos; Atribuições e Atuação dos Intérpretes de Libras na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Também participou da apresentação, a senhora Elizioneide de Souza da Silva (“Neide”), mãe do estudante surdo, Mateus de Souza Ribeiro, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na EE Mariana de Paiva, município de Guidoval-MG. Ela proferiu um emocionante depoimento acerca do papel da família e da escola na educação das crianças, adolescentes e jovens, destacando a importância de uma estreita parceria entre FAMÍLIA e ESCOLA para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados pelo estudante.

Luziete Natalina Ferreira

Diretora Educacional

Acesse aqui os slides apresentados pelos palestrantes durante a live.

- slides Professor Ernesto

- slides Professora Roberta

- slides Professora Renata

- slides Professores Guilherme e Vanessa