A Diretoria Educacional em parceria com o NTE Pedagógico da SRE/Ubá, realizou em 08/09/2021, data em que se comemora o “Dia Mundial da Alfabetização”, a Mostra “Alfabetizar Letrando na Biblioteca Escolar”.

A live foi uma importante oportunidade de Professores para Ensino do Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura das escolas estaduais inscritas apresentarem boas práticas envolvendo ações de incentivo à leitura e escrita e ampliação do repertório cultural de crianças, adolescentes e jovens, saindo de um espaço físico limitado para alcançar novos ambientes. Esses professores mostraram sua capacidade de criar e reinventar formas de aproximar-se dos estudantes no contexto da pandemia e mantê-los ativos, mesmo em tempos de distanciamento social. A equipe pedagógica da SRE também aproveitou o momento para retomar o documento orientador de seleção e composição do acervo literário escolar, edição junho/2021, de forma a auxiliar as escolas no processo de execução dos recursos financeiros descentralizados pela SEE/MG para esse fim. Todas as escolas, em seus diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino foram contempladas. E para encerrar, o NTE Pedagógico brindou as escolas com a apresentação do programa de gestão de bibliotecas, o Minibíblio. Assim como o nosso parceiro Arlem, do NTE Pedagógico, “acreditamos que ações como esta, além de dar voz aos servidores, servem como incentivo às boas práticas realizadas por quem faz a diferença nas nossas escolas”. Gratidão a todos os participantes, os inscritos para apresentação e os que prestigiaram a nossa mostra!

 

Luziete Natalina Ferreira

Diretora Educacional

 

FOTOS:

EE Professor José Borges de Morais (6º ao 9º ano do EF e Ensino Médio): Projeto “Incentivando a leitura em tempos de isolamento social”

EE Dr. João Batista de Almeida (1º ao 5º no do EF): Projeto “Folclore: cultura e conhecimento”

 

EE Professor Cícero Torres Galindo (6º ao 9º ano do EF e Ensino Médio): Projeto “Ler em casa: o lugar do livro na pandemia”

 

EE José Maurílio Valente (1º ao 9º ano do EF): Projeto “ Biblioteca Arco-íris”

 

EE Laudelina Barandier Esmeraldo (1º ao 5º ano do EF): Projeto “Hora da leitura em família”

 

EE Ministro Aloísio Costa (1º ao 9º ano do EF): Projeto “O uso das redes sociais nas aulas de biblioteca”

José Alvarez Filho (Ensino Médio): Projeto “Hora do Recreio”

EE Cel Camilo Soares (1º ao 9º ano do EF): Projeto “Alfabetizando na biblioteca”

EE Tenente Roberto Soares de Souza Lima (1º ao 9º ano do EF): Projeto “Leitura e Intérprete gravado”

 

EE Olinto Almada (1º ao 9º ano do EF): Projeto “Despertando para a escrita e leitura em quadrinhos”

 

EE Professor Ormindo de Souza Lima (1º ao 5º ano do EF): Projeto “Canal Tic - Tac da Leitura”

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Ubá

Avenida Raul Soares nº 47, 2º e 3º andares, Centro

CEP: 36500-067 - Ubá - MG

Telefone: (32) 3539-5769

Telefone dos setores, acesse aqui.