Ao longo deste ano, foram realizadas três edições do Prêmio Escola Transformação 2022. Na primeira edição, as escolas destacadas foram agraciadas com uma menção honrosa. Já na segunda e terceira edições, os prêmios são recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Participam da iniciativa, as escolas de ensino regular que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou na 3ª série do ensino médio (tradicional e integrado), desconsideradas as turmas multisseriadas ou de correção de fluxo e as turmas de educação especial.

A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, tem por objetivos reconhecer e premiar escolas estaduais pelas práticas e experiências de sucesso, considerando os resultados de desempenho nas avaliações aplicadas na rede e nos resultados parciais de fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

A premiação das escolas é feita a partir do Índice Escola Transformação (Inest), que leva em consideração os indicadores de fluxo e desempenho dos estudantes. Nesta terceira edição, o Prêmio é dividido em duas fases e a unidade vencedora pode ser premiada em dois momentos. A escola premiada pelos melhores resultados da Categoria I ou II e, caso apresente melhoria no desempenho do Proeb (Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica) 2022, do nível premiado, em relação à edição de 2021, receberá mais recurso financeiro, após a publicação dos resultados em 2023.

Escolas da SRE UBÁ premiadas:

Município Código Escola                       Escola

Nível de ensino premiado

Categoria premiada
GUIDOVAL 181102 EE CORONEL JOAQUIM MARTINS Anos Iniciais Categoria I
VISCONDE DO RIO BRANCO 182290 EE LAUDELINA BARANDIER ESMERALDO Anos Iniciais Categoria II
DONA EUSÉBIA 180831 EE CORINA VIEIRA HENRIQUES Anos Finais Categoria I
PIRAÚBA 181366 EE LAFAYETE MAURÍCIO LOPES Anos Finais Categoria I
ERVÁLIA 180904 EE DOM FRANCISCO DAS CHAGAS Anos Finais Categoria II
SENADOR FIRMINO 181609 EE PROFESSOR CÍCERO TORRES GALINDO Ensino Médio Categoria I
GUIRICEMA 181188 EE PREFEITO ANTÔNIO ARRUDA Ensino Médio Categoria II
DONA EUSÉBIA 180831 EE CORINA VIEIRA HENRIQUES Ensino Médio Categoria II
DONA EUSÉBIA 180815 EE DOMICIANO ESTEVES Ensino Médio Categoria II

Parabenizamos a todos, equipe e estudantes, pela premiação!

Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/12137-secretaria-de-educacao-divulga-lista-de-premiadas-na-3-edicao-do-premio-escola-transformacao-2022