Pensando em disseminar e promover a discussão acerca da prevenção da violência contra o gênero feminino, está sendo realizada nas unidades de ensino, a Semana Escolar de Combate a Violência Contra à Mulher, que se iniciou na segunda-feira (6/3) e vai até a próxima sexta-feira, dia 10 de março. A SEE instituiu no calendário escolar a Semana Escolar de Combate a Violência Contra a Mulher. Para sensibilizar a comunidade escolar em relação a pauta foi elaborado um documento orientador sugerindo atividades para o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio. Poderão ser utilizadas metodologias, tais como: rodas de conversa, sessões de cinema, sarau de poesia, dentre outras estratégias adequadas à realidade de cada escola.

A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, pontua que a escola é o ambiente disseminador da informação. “Esse é um momento que podemos fomentar junto às escolas, junto aos profissionais, momento que podemos utilizar o espaço da escola como forma de refletir o papel da mulher nos dias de hoje, o que ela vivencia, quais as dificuldades que são enfrentadas pelas famílias, pelas nossas servidoras, pelos nossos estudantes. Neste sentido é muito importante que a discussão envolva todas as pessoas que estão no ambiente para que essas discussões sejam levadas também a outros espaços de maneira a conscientizar as pessoas”, ressalta a Subsecretária.

No Ensino Fundamental os professores desenvolverão atividades relativas às diversas profissões onde a desigualdade é, muitas vezes, reforçada. Já no Ensino Médio, as discussões irão permear a reflexão sobre os dados referentes à violência, à Lei Maria da Penha e a elaboração de projetos sobre a prevenção à violência contra a mulher, analisando o que pode ser feito, na opinião dos estudantes, para evitá-las. Acesse o documento orientador com os detalhes.

Nas redes sociais, escolas, estudantes e demais agentes atuantes na Educação podem compartilhar seus projetos, oficinas e demais atividades de debates com a hashtag #bastadeviolenciacontramulher.

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/rede-estadual-de-ensino-promove-a-semana-escolar-de-combate-a-violencia-contra-a-mulher