Devido ao crescimento da população do município de Visconde do Rio Branco, foi necessário a criação de uma segunda Escola que ofertasse o Ensino Fundamental, antigo Ensino Primário. Assim, por Decreto Estadual de 24 de julho de 1946, foi criada o Grupo Escolar Padre Antônio Corrêa. A Escola recebeu esta denominação em homenagem ao admirado sacerdote da época. A instalação solene aconteceu em 10 de agosto de 1946.

O Grupo Padre Antônio Corrêa, hoje Escola Estadual Padre Antônio Corrêa funcionou inicialmente no prédio do antigo Fórum na Praça 28 de Setembro. No ano de 1951, por causa do péssimo estado de conservação do centenário prédio, o Grupo Escolar passou a funcionar no edifício do Departamento Nacional do Café, na Avenida São João Batista. Após 12 anos da sua fundação, a Escola Padre Antônio Corrêa instalou-se na Avenida São João Batista em sede própria.

O terreno, onde está localizada a Escola Estadual Padre Antônio Corrêa foi uma doação do Hospital São João Batista ao Estado de Minas Gerais, para a construção da Escola. O terreno pertencia a família do Dr. Lucas Tavares Lacerda, médico e vereador no município.

Desde então, a Escola Estadual Padre Antônio Corrêa busca proporcionar ensino de qualidade e formação de cidadãos conscientes.

Texto adaptado: Roberta Cardoso Vilas Boas

Foto: Arquivo da Escola