Conheça um pouco da história da Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho contada por um de seus fundadores, o professor Joaquim Carlos, professor de práticas agrícolas e também diretor de 1982 a 1987.

Em 1971, foram criadas 90 (noventa) escolas Polivalentes nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito santo e Bahia, como projeto de escola moderna e inovadora.

Contemplava apenas o Ensino Fundamental Anos Finais, antigo Primeiro grau, da quinta a oitava série, com as matérias comuns curriculares, acrescidas de quatro matérias profissionalizantes: práticas agrícolas, práticas comerciais, práticas industriais e educação para o lar, com o objetivo de promover a sondagem de aptidões e início da profissionalização.

Importante afirmar que trazer o projeto Polivalente para Ubá foi idealizado e realizado pelo ex-governador ubaense Ozanan Coelho e do ex-deputado estadual e prefeito Narciso Paulo Michelli, que adquiriu o terreno de 2 hectares e doou para o Estado construir a escola.

No dia 8 de março de 1972, foi implantada esta escola fantástica, liderada pelo seu primeiro diretor, Antônio Perna e pela primeira vice-diretora Hélida Ventura Marques.

Até por volta de 1974, a escola Polivalente funcionou de acordo com a filosofia original, objetivando que todas as outras escolas adotassem também o seu modelo.  A partir daí, embora fosse um projeto eficiente e motivador, foi transformado gradativamente em escola estadual comum por ser muito oneroso. Passa a ser então, Escola  Estadual Deputado Calos Peixoto Filho, mantendo as matérias profissionalizantes enquanto contasse com seus professores efetivos nomeados. Apesar do novo nome, ainda hoje é conhecida como Polivalente.

Com anos dedicados à escola, o professor e também diretor Joaquim Carlos, aliado a amigos, como o professor Edvaldo Nogueira Rios, realizou projetos muitos significativos, tais como:

  • A criação do curso do Ensino Médio, antigo segundo grau, na escola, com implantação do curso técnico em Processamento de Dados.
  • Foi um dos pioneiros na eleição direta para diretor de escola estadual, como existe hoje em todo Estado.
  • Iniciou o processo de abertura da escola para a comunidade.
  • Implantação da melhor horta comunitária da região.
  • Iniciou o projeto de rádio na escola e muito mais, como os que passaram por lá podem recordar.

Hoje, aos 50 anos, a Escola Estadual Deputado Calos Peixoto Filho vive sua festa de aniversário, compartilhando com todos aqueles que fizeram e fazem parte da sua história, as alegrias de ao longo desse tempo ter semeado saberes, contribuindo com a formação escolar de grande parte da população ubaense.

Desde então, ao longo desses anos a escola vem educando adolescentes e jovens, preparando-os para o exercício da cidadania, desenvolvendo talentos, produzindo conhecimento, ensinando para conscientizar e transformar. Educando principalmente com amor, respeito e dedicação. Fazendo da mesma um ambiente aconchegante e acolhedor.

Esta instituição hoje dá continuidade ao seu trabalho com uma equipe de professores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento intelectual e social dos seus alunos buscando no dia a dia inovar suas ações e suas metas para melhor conduzir a comunidade escolar.

Em 8 de março de 2022, data que jamais deverá ser esquecida por todos que fazem desta instituição, na pessoa da diretora Fernanda Bodstein, professores, especialistas, funcionários e também dos alunos que formam este estabelecimento de ensino os sinceros parabéns pelos 50 anos de existência luta e perseverança na história educacional de nosso município.

Fotos dos eventos comemorativos: 

 

Fotos: arquivos da Escola

Texto: Professor Joaquim Carlos

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Ubá

Avenida Raul Soares nº 47, 2º e 3º andares, Centro

CEP: 36500-067 - Ubá - MG

Telefone: (32) 3539-5769

Telefone dos setores, acesse aqui.