A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Rede Municipal de Ensino e o Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Tocantins realizaram no dia 25 de novembro o ForEA Mirim – Fórum Regional de Educação Ambiental. O ForEA Mirim tem por objetivos despertar hábitos sustentáveis entre os estudantes e servidores em benefício do meio ambiente e sensibilizar de forma integrada e articulada ações para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

No evento  foi realizada a culminância do projeto Pássaro Cativo, que tem por princípio, uma correspondência com a poesia de Olavo Bilac: O pássaro Cativo.
Utilizando-se de gaiolas apreendidas por crimes ambientais e outras por devolução voluntária aos órgãos competentes, desenvolveu-se ações pedagógicas lúdicas, demonstrando outras utilizações para as gaiolas com foco na liberdade dos pássaros silvestres. A ação buscou retratar a mensagem que o poeta transmite em sua poesia.

O projeto foi implementado em quatro escolas municipais de Tocantins focando no jogo pedagógico desenvolvido por educadores do IF Sudeste MG Campus Rio Pomba, com premiação a escola que mais aproximou da mensagem do poeta, seleção esta realizada por julgadores da SRE, PMMG - Polícia Ambiental, CIEA MG ZM e IF Sudeste MG Campus Rio Pomba.
A implementação do projeto, após seu lançamento oficial, deu-se por meio da distribuição de gaiolas nas escolas municipais da área de jurisdição da CIEA MG ZM na forma de um processo itinerante na troca de saberes, com exposições nos diversos eventos onde a Educação Ambiental está presente.
As gaiolas foram distribuídas junto com diversas contribuições para subsidiar o trabalho pedagógico e criativo de cada escola.

Fotos dos trabalhos apresentados pelas escolas

A ação pedagógica de colocar os pássaros em liberdade em um ambiente na natureza com ninhos para incentivar a multiplicação de filhotes livres, tem como foco formar cidadãos cientes e uma geração sensibilizada e multiplicadores da importância da LIBERDADE,  envolvendo as crianças em tarefas, gincanas entre si, entre classes ou até mesmo entre escolas.
"Já imaginaram você preso com todas as regalias de luxo e alimentação completa? "
Os pássaros são criados para viver em liberdade com todas as condições de alimentar e procriar na natureza que é seu habitat natural.

Nos intervalos, quando as tendas foram visitadas, cada escola manteve um monitor para explicar aos visitantes da tenda, toda a dinâmica da ação pedagógica repassada às crianças da cidade, extensivo aos adultos em geral.
A Comissão Julgadora foi composta por cinco educadores e técnicos secretos, que visitaram as 04 tendas onde as gaiolas estavam expostas com o respectivo Monitor, que explicou toda dinâmica de ação transmitida às crianças.
Houve uma premiação para a melhor Escola avaliada segundo os critérios abaixo:
- Criatividade
- Comunicabilidade
- Qualidade
- Fidelidade ao tema

Na imagem Secretário Municipal de Educação Artur Camargo e Superintendente Regional de Ensino Josiane de Almeida Segheto

Escolas Municipais participantes do Projeto:
Escola Municipal Prefeito Corrado Roberti
Escola Municipal de Educação Infantil Maria Aparecida Razze Rossi
Escola Municipal Augusta Maria de Souza Lima
Escola Municipal Desembargador José Loyola

Texto adaptado Renato Gomes - CIEA e Secretaria Municipal de Educação de Tocantins