Tudo começou em 22 de junho de 1954 quando foi autorizado o funcionamento condicional do Ginásio Particular "Nossa Senhora da Conceição". Em 1964 esse foi substituído por Ginásio Estadual de Senador Firmino. Em 1966 foi anexado a ele o Colégio Normal Oficial. Já em 1968 o Ginásio recebeu o nome de Colégio Estadual.

Este nome permaneceu até 1973, data em que todos os estabelecimentos da rede estadual foram denominados Escola Estadual, passando então a se chamar Escola Estadual de Senador Firmino e de acordo com a Lei Nº 6.277, passou à Escola Estadual de 1º e 2º graus.

Sempre em busca de uma Educação de qualidade, visando sempre o ser humano, nesses primeiros tempos recebeu alunos tanto da cidade, quanto das cidades vizinhas. Foram muitos que ali se formaram, vindos de tantos lugares diferentes.

Em 1976, o Prefeito Elias Flores Mussi, conseguiu junto à Secretaria de Estado da Educação uma verba para a construção de um novo prédio para a então Escola Estadual de 1º e 2º graus. Em 1979 essa é transferida para o novo imóvel à Rua Custódio de Moura nº 118, já com o nome de "Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo". Recebeu esse nome em 1978 em homenagem ao educador Cícero Torres Galindo que nascido na Bahia, fixou residência em Senador Firmino, sendo o segundo prefeito do município.

Em 1982, além do Magistério, foi oferecido Habilitação Básica em Agropecuária.

Em 1984 teve início o 2º grau sem habilitação. Entre os anos de 1987 a 1990, a escola ofereceu Estudos Adicionais - Educação Infantil e não mais Agropecuária. O curso normal foi extinto em 1998.

De 1998 a 2002 dois projetos foram oferecidos: Acertando o Passo e A Caminho da Cidadania. Estes projetos aconteceram além do Ensino Normal Fundamental e Médio. Em 2009 foi implantado o Projeto Acelerar Para Vencer (PAV). De 2013 a 2016 foi implantada a turma de Aceleração da Aprendizagem.

Em 2014 foi inserido o Projeto Reinventando o Ensino Médio com foco do trabalho em Meio Ambiente e Recursos Naturais e Empreendedorismo e Gestão.

Em 2016 foi implantado uma turma do Curso Normal em Nível Médio - Professor de Educação Infantil. Em 2018 instituiu-se uma turma de tempo integral.

Atualmente a escola trabalha com Educação Básica nos níveis Fundamental (6° ao 9°) e Médio (1º ao 3º anos), modalidade de EJA e o Curso Normal Magistério. Funciona em três turnos.

Hoje, a Equipe Gestora tem Maria Goretti Guimarães de Oliveira como Diretora; Gislene Moreira Carneiro Silva e Jucilane Neves Vieira como vice- diretoras, trabalha com garra e entusiasmo para manter uma Educação de qualidade, priorizando a formação integral do aluno como Ser Humano. Visando a integridade total de seus alunos e funcionários, com muito trabalho e dedicação, conseguiu realizar grandes reformas na escola, tais como: Biblioteca, sala de professores com banheiro, banheiro masculino e feminino, refeitório, secretaria, dentre outras melhorias. Em 2020/2021, todo telhado da Escola foi reformado devido ao recebimento de emenda parlamentar.

Isso se deve ao trabalho incansável junto à comunidade escolar, governo, vereadores, deputados e ex alunos que hoje têm orgulho de poder participar das melhorias da escola que um dia lhes acolheu tão bem.

A Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo conta com salas arejadas e iluminadas. São 12 salas de aula, secretaria, laboratório de informática, cantina com ótima alimentação, refeitório, pátio com jardinagem, banheiros masculino e feminino para alunos, sala de professores com banheiro, sala de direção e supervisão com banheiro, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, laboratório de ciências, sala de recursos e muita dedicação em cada trabalho realizado.

Texto e fotos: arquivos da Escola