O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/UBÁ realizou entre 25 de novembro e 14 de dezembro de 2020 o 3º ciclo de capacitações virtuais, dando continuidade ao trabalho referente ao uso dos recursos tecnológicos como facilitador da prática pedagógica em modalidade de teletrabalho. 

Acompanhe as capacitações realizadas clicando nos links: 

Capacitação Data de realização Descrição Professor(a) Link de capacitação
Metodologias ativas
25/11/20
As metodologias ativas são modelos de ensino que visam a desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado.
Artur Camargos Júnior
Manhã https://youtu.be/3tI8hDK_6m0
Tarde https://youtu.be/5bw_1o0MjXw
Khoot
27/11/20
É uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino. É geralmente utilizado como recurso didático em escolas para revisar o conhecimento dos alunos, para avaliação formativa ou como uma pausa das atividades tradicionais da sala de aula.
Tatiana Costa Coelho
Manhã https://youtu.be/iDPGAi8nM70
Tarde https://youtu.be/B1H-7QIH87U
Loom
30/11/20
Loom é uma plataforma que permite de forma rápida que você grave a tela do seu computador e sua imagem da webcam, e compartilhar esse vídeo em poucos segundos. Ele também permite cortes e edições simples.
Tatiana Costa Coelho
Manhã https://youtu.be/UxgCcQCQy90
Tarde https://youtu.be/2e7kv4NjbP4
Canva
02/12/20
Canva é uma plataforma de design online com ferramentas que permitem criar posts, layouts, vídeos e artes para redes sociais e/ou para chamar atenção nos trabalhos cotidianos. Acesse o Canva em https://www.canva.com/pt_br/educacao/ 
Mônica Moreira Magalhães
Manhã https://youtu.be/OBLMUOPL7ig
Tarde https://youtu.be/svuTmuntzgE
Facebook e Live
04/12/20
Facebook é a rede social mais popular no Brasil, ferramenta que facilita a interlocução dos professores e divulgação de trabalhos e contato com os estudantes, será abordada também o sistema de LIVE, que são transmissões ao vivo para os alunos
Erika Cristina Mendes de Almeida Bomfim de Paula
Manhã https://youtu.be/gnUiTMMRzu0
Tarde https://youtu.be/Kq6pgyYQLkg
Inshot
07/12/20
O InShot é um editor de foto e vídeo disponível para iOS ou Android. Apesar de oferecer uma versão paga, com acesso a todos os recursos do aplicativo, a versão gratuita ainda traz funcionalidades bastante úteis. Abaixo separamos uma lista das funções disponíveis no InShot sem necessidade de pagar.
Tatiana Costa Coelho
Manhã https://youtu.be/g9AuKAWZyX4
Tarde https://youtu.be/94514I6h--0
Play Games
09/12/20
O Google Play Games é um gerenciador de jogos gratuito para Android. O aplicativo possui uma interface leve e oferece inúmeras possibilidades de interação entre os usuários, além de indicar novos títulos
Marilene Moreira Magalhães
Manhã https://youtu.be/2xje9j1jXRI
Tarde https://youtu.be/hLSN6z53-WM
Podcast
11/12/20
Podemos dizer que os podcasts têm como base o conceito de audio marketing, representando uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta de levar mais informação, educar o público, além de produzir materiais que sejam criativos e entretenha o público, em formato de áudio.
Tatiana Costa Coelho
Manhã  https://youtu.be/Ku3BjNoAGFk
Tarde  https://youtu.be/vhWxLSigpIk
Direitos Autorais
14/12/20
Direito autoral ou direito de autor é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa usufruir de quaisquer benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.
Kerolay Cristiane de Souza Marques Batista de Macedo
Manhã  https://youtu.be/pteql3L8GHo
Tarde  https://youtu.be/gsJ2e-1bXZ8

 

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Ubá

Avenida Raul Soares nº 47, 2º e 3º andares, Centro

CEP: 36500-067 - Ubá - MG

Telefone: (32) 3539-5769

Telefone dos setores, acesse aqui.